O Ano De Ouro Da Universal (Parte 2)

Parte 1 aqui

Em seus 103 anos, a Universal Pictures nunca tinha tido um filme sequer que superou a casa do bilhão de dólares. Até o fim de 2015, o estúdio terá três. Além disso, em apenas 7 meses, a gigante de Hollywood quebrou o recorde histórico de maior arrecadação nas bilheterias, com mais de 5.55 bilhões de dólares em ingressos vendidos. Mas como o estúdio teve um ano tão espetacular? É essa a pergunta que tentaremos responder ao longo de 2 posts.

Na Parte 1, analisamos os grandes sucessos (e os poucos fracassos) do estúdio ao longo do primeiro semestre e, na parte final, veremos os acertos dos últimos dois meses e também o que a Universal tem preparado para os quatro meses finais de 2015.

Julho: A Revolução Será Amarela

Bilheteria até o momento: U$ 969.836.943

minions

Em 2010, a Universal estreou no lucrativo mercado da animação 3D com Despicable Me. O filme lucrou 543 milhões de dólares, um resultado extremamente satisfatório. Em 2013, a continuação do filme alcançou 970 milhões e virou a quarta maior bilheteria de animação da história (e o único não-Disney no top 5). Apesar de serem meros coadjuvantes, os Minions — os engraçados mascotes amarelos — foram a verdadeira sensação do filme.

O carisma deles significou bilhões de dólares para a Universal, que os transformou numa verdadeira mina de ouro em licenciamento. Tudo que envolvia os personagens vendia como água e tudo e todos queriam se associar a eles. Obviamente, a evolução natural das coisas era dar aos Minions o estrelato que eles mereciam. E foi isso que aconteceu em julho de 2015, quando Minions — estrelando Kevin, Stuart e Bob — se tornou o maior lançamento animado da história. E, ao que tudo indica, o filme se transformará no terceiro billion-dollar juggernaut do estúdio esse ano (que, até 2015, vale lembrar, não tinha nenhum).

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Os Minions invadem outdoors mundo afora (na foto, Toronto, no Canadá)

Ao em vez de optar por uma estreia simultânea global, a Universal escolheu um lançamento sucessivo para Minions, de maneira a coincidir com as férias escolares em cada mercado. O filme começou sua trajetória no fim de junho na Austrália, na Malásia, na Indonésia e em Singapura. Na semana seguinte, a animação chegou em mais 9 países, incluindo o Brasil e o Reino Unido. Nas vésperas da estreia nos EUA, na segunda semana de julho, o filme já tinha ultrapassado 200 milhões de dólares na bilheteria global. Minions foi o lançamento mais lucrativo para um filme animado em 29 países, incluindo o Brasil. Nos EUA, a bilheteria de estreia — U$115.7 milhões — foi maior do que a de Toy Story 3. O filme tem sido um sucesso gigantesco até em mercados pouco receptivos, como Japão, um país onde nenhuma animação 3D internacional não-Disney obteve lucro considerável. Em apenas três semanas, o Japão já é o sexto maior mercado global para o filme, com arrecadação de mais de 26 milhões (nota do André: como vocês podem notar, o departamento de marketing da Universal no Japão é bem bom. E o fato de que existe um parque Universal Studios no país, na cidade de Osaka, que é um grande sucesso, também ajuda).

Até o momento, o filme já arrecadou 969.8 milhões de dólares. E sim, ele vai passar a casa do bilhão porque ele ainda tem um gigantesco trunfo: a China, onde o filme tem estreia prevista para setembro. O filme também ainda não estreou na Itália, outro mercado importante, e chegou na Coreia do Sul e no Japão faz apenas três semanas. Até o momento, os únicos dois filmes animados que ultrapassaram 1 bilhão de dólares arrecadados foram Frozen e Toy Story 3, ambos da Disney. Até agora, os maiores mercados dos Minions são os EUA (U$315mi); o Reino Unido (U$67.6mi); a Alemanha (U$55.9mi); o México (U$44mi); a França (U$39mi); o Brasil (U$37mi); a Argentina (U$35mi) e a Rússia (U$31mi).

Apesar das estrelas serem os Minions, os personagens humanos do filme foram dublados por astros reconhecidos. A grande antagonista, Scarlett Overkill, teve a voz de Sandra Bullock, uma das atrizes de Hollywood com o box office record mais impecável dos últimos anos. O marido da personagem, Herb, foi dublado por Jon Hamm enquanto Steve Carrel fez a voz de Gru. Grandes comediantes britânicos — Steve Coogan e Jennifer Saunders — também participaram do elenco.

Sandra Bullock se rendeu a febre dos Minions na pré-estreia do filme
Sandra Bullock se rendeu a febre dos Minions na pré-estreia do filme

Para as dublagens internacionais, a Universal tentou recrutar estrelas locais do mesmo porte. Marion Cotillard, por exemplo, deu voz a Scarlet na versão francesa do filme enquanto seu marido na vida real, Gillaume Canet, dublou Herb. O mesmo se repetiu no Brasil, com Adriana Esteves e Vladimir Brichita assumindo os personagens. Na América Latina, a estrela Thalia substituiu Bullock enquanto Ricky Martin fez a voz do personagem masculino. Para o papel de Gru, foram chamados humoristas locais famosos: Leandro Hassum no Brasil; Gad Elameh na França e o mexicano Andres Bustamente. Nomes consagrados também dublaram os personagens na Alemanha, na Itália e no Japão.

Minions foi o maior promotional push da história da Universal. Foram centenas de milhões de dólares investidos em outdoors em todas as principais cidades do mundo e os Minions ainda cobriram ônibus e trens em grandes metrópoles. Mas a Universal economizou bastante com dezenas de promotional partnerships. Dez empresas colocaram os personagens em seus anúncios de TV, incluindo a SKY BSB no Reino Unido; o Carrefour na França e o smartphone VIVO na China. Globalmente, os mascotes invadiram o McDonald’s, que ofereceu uma batata especial no formato dos personagens e brindes no McLanche Feliz; os cereais da General Mills e os da Nestlé; as bananas Chiquita; as balas Haribo; os chocolates Kinder Ovo e os pacotes da pastilha Tic-Tac. As encomendas da Amazon, a maior loja online do planeta, chegaram no mundo inteiro em caixas amarelas promovendo o filme. A Walmart, a loja física de varejo mais poderosa do mundo, também ajudou no marketing e ofereceu centenas de produtos exclusivos. Os Minions ganharam sua própria paleta PANTONE e apareceram nas balas Fruitsnackia e em todos os doces da CandyMania, nos sucos e iogurtes Mott’s e também nos iogurtes Go-Gurt; nos bolinhos Twinkies; nos papéis toalha Bounty; nos lenços de papel Puff’s e em mais outras centenas de promoções personalizadas mundo afora. Isso sem contar os milhares de produtos licenciados que incluem gravatas, aromatizadores de carro, canudos e ganchos de cortina de chuveiro (juro).

Nos EUA, a promoção televisiva incluiu um anuncio especial para o Superbowl (visto por mais de 114 milhões de pessoas); um takeover do programa matinal latino Despierta America e um comercial especial para a ESPN onde o Minion Bob aparecia ao lado dos astros do basquete Steph Curry e Klay Thompson.

… e, de um trainwreck, nasce uma estrela

Bilheteria até o momento: U$ 122.284.000

trainwreck

Como contei na coluna On My Radar, já faz um tempinho que sou fã de Amy Schumer. Ao longo do último ano, porém, pude ver ela ascender a outro patamar e se transformar numa celebridade enormemente reconhecida. Ela foi escolhida Women of the Year pela revista Glamour e apareceu na capa da revista e de outras publicações de enorme importância como GQ e Entertainment Weekly. Ela foi escolhida como uma das 100 Pessoas Mais Influentes do Mundo pela revista Time e apresentou o MTV Movie Awards. O seu programa de TV, Inside Amy Schumer chegou na terceira temporada batendo recordes de audiência e vários sketches — como a paródia de Friday Night Lights; o julgamento de Bill Cosby e Last Fuckable Day — tiveram enorme repercussão e foram muitíssimo elogiados.  O timing de tudo isso não poderia ter sido mais perfeito, leading up to the debut do seu primeiro grande filme, em julho. Trainwreck, o filme em questão, foi estrelado e escrito por ela e dirigido por Judd Apatow.

Apatow, o influente diretor — por de trás de comédias como O Virgem de 40 Anos e Knocked Up — e produtor — de filmes como Bridesmaids; Superbad e das comédias televisivas Girls e Freaks & Geeks — apostou forte em Schumer e em seu projeto, viabilizando a produção do longa. A pré-produção começou em janeiro de 2014 e as filmagens em maio. Bill Hader foi escolhido como o co-protagonista e Tilda Swinton, Vanessa Bayer e LeBron James foram casted em papéis chaves.

Em março, o filme foi muito bem recebido na sua estreia oficial no festival SXSW em Austin. Isso, aliado a toda a empolgação em torno de Schumer na mídia, fez com que o estúdio esperasse uma abertura boa, na casa dos 20 milhões. Seria um ótimo resultado para uma comédia adulta focada no público feminino, estrelando uma comediante ainda relativamente iniciante. Mas, apesar das expectativas já serem otimistas, o resultado final as excedeu bastante: 30 milhões de dólares.

Os números confirmaram mais um acerto da Universal e o opening catapultou Schumer direto para a A-list, com muitos apostando que ela poderá ser uma nova Melissa McCarthy, atualmente a estrela de comédia mais rentável dos EUA, que capitaneia anualmente filmes de enorme sucesso no mercado doméstico. O notável é que a estreia de Trainwreck superou a do último filme de Melissa, Spy. Uma pesquisa da Rentrak, encomendada pela Universal, revelou que 28% das pessoas que foram ver o filme em seu final de semana de estreia tinham como principal motivação o fato de serem fãs de Schumer, um número bastante alto.

O sucesso de Trainwreck comprova a enorme demanda por comédias adultas femininas, algo que ficou bastante claro para Hollywood depois do gigantesco sucesso de Bridesmaids, lançado em 2011 e também distribuído pela Universal. Porém, apesar do grande sucesso desses filmes nos EUA, os estúdios não costumam investir na distribuição e promoção deles internacionalmente. Especula-se que isso mudará com o reboot de Ghostbusters em 2016, que estrelará um elenco integralmente feminino (o filme da Sony reunirá muitos nomes envolvidos em Bridesmaids como Kristen Wigg, McCarthy e o diretor Paul Feig) mas, enquanto isso, o filme de Schumer ainda sofre de certa dificuldade para ser notado internacionalmente. Seu lucro total até o momento é de 122 milhões de dólares, dos quais 98mi foram nos EUA. O rendimento internacional deve aumentar nas próximas semanas, porém, já que o filme acaba de ser lançado na Europa — incluindo no Reino Unido, onde recebeu um fortíssimo marketing push — nesse final de semana. No Brasil, o longa, que se chamará Descompensada (eu particularmente adorei a tradução), chega no fim de setembro.

Agosto: Fuck the police

Bilheteria do final de semana de estreia: US$ 60.200.000

compton

Na primeira semana de agosto, faltando cinco meses para o fim do ano, foi anunciado que a Universal tinha alcançado o faturamento recorde de 5.54 bilhões de dólares. Já dava para pendurar as chuteiras e entrar de férias. Mas não, ainda havia hits em potencial prontos para estrear. Em agosto, mais uma aposta da Universal — o filme Straight Outta Compton overperformed espetacularmente. Com um orçamento de 26 milhões de dólares, esperava-se que ele estreasse na casa dos 20 ou 30 milhões. Ele acabou arrecadando 60.2 milhões de dólares em seu primeiro final de semana nos EUA e no Canadá, superando os lucros de estreia tanto do último filme da Marvel quanto do último Missão Impossível.

Straight Outta Compton conta a história real do grupo de hip-hop N.W.A., um dos primeiros grupos de gangsta rap que, no final dos anos 80 e começo dos 90, vendeu milhões de cópias e revelou nomes como Dr. Dre e Ice Cube. A julgar pelo público no final de semana de estreia, o apelo do filme foi multigeracional: 51% do público tinha mais de 30 anos e 49%, menos. A divisão de sexo também foi bem democrática: 52%  foi feminino, 48% masculino. A maior parte dos espectadores eram negros — 46% — mas brancos — 26% — e hispânicos — 21% — também apoiaram a produção em massa. O mercado mais forte foi Los Angeles, o berço do grupo, mas o filme também overindexed em San Francisco; em cidades do sul como Atlanta, St. Louis e Baltimore e até na rica Palm Springs, na Florida. O filme ainda teve uma nota ‘A’ no Cinemascore, o que indica longevidade graças ao boca a boca.

O filme foi apoiada com uma efetiva e bem executada estratégia de marketing, a começar pela campanha viral StraightOuttaSomewhere.com. Na página, qualquer um pode fazer sua própria versão do logo do filme, substituindo Compton por sua cidade de origem (ou qualquer outra palavra). O stamp criado no site pode ser sobreposto em uma foto de sua escolha. O site foi um fenômeno, com mais de 6 milhões de imagens criadas. A campanha foi o assunto mais comentado no Facebook, Twitter e Instagram por dois dias consecutivas, dando origem a milhares de memes e seduzindo até celebridades, como J.Lo, Bette Midler e Demi Lovato, que também se renderam a brincadeira.  Na semana anterior ao lançamento do longa-metragem, Dr. Dre lançou Compton, seu primeiro CD em 14 anos. O álbum vendeu 295 mil unidades nos EUA e também estreou em primeiro lugar no Reino Unido, ajudando a criar ainda mais expectativas em relação ao longa.

Os headphones e equipamentos de som da Beats by Dr. Dre — responsáveis por deixar o rapper bilionário — são provavelmente os product placements mais onipresentes da indústria, fazendo aparição em basicamente todos os vídeo clipes e filmes lançados nos últimos anos. E já que os produtos estão presente em basicamente todo lugar, é natural que eles tivesse papel de destaque na promoção do filme sobre a história de seu criador. A empresa, junto com sua parent company, a Apple, teve papel chave na promoção do filme. O CD Compton estreou na integra na Beats1, a rádio de Dre no serviço de streaming recém-lançado Apple Music. O álbum foi disponibilizado exclusivamente no serviço e na loja virtual da companhia, iTunes. A Beats também estava por detrás do fenômeno viral StraightOuttaSomewhere.com. Já a Interscope, a gravadora do N.W.A. e de Dre, contratou um avião para escrever a palavra COMPTON no céu de Los Angeles e San Francisco e as fotos do stunt também viralizaram nas redes sociais.

Como é costume, spots — em 27 versões — invadiram a TV americana antecedendo a estreia do filme. Na semana de lançamento, os comerciais foram exibidos 975 vezes, principalmente na BET e em emissoras jovens como Comedy Central (incluindo no muitíssimo aguardado episódio final do Daily Show with Jon Stewart) e MTV. O logotipo do filme também estava presente no ringue da luta da UFC em que Ronda Roussey knockeou Bethe Correia em 36 segundos.  Sem duvida nenhuma, porém, o anuncio mais chamativo foi ao ar na FOX News, no dia 6 de agosto, durante o debate presidencial dos candidatos à presidência do partido conservador Republicano (que, com 24 milhões de espectadores, se consolidou como o programa mais visto da história da TV a cabo americana). O spot de 1 minuto foi ao ar imediatamente depois em que os candidatos passaram exatos 30 segundos discutindo o tema Race Issues (questões raciais).

Race issues é, obviamente, um tema que merece muito mais do que 30 segundos de discussão num debate presidencial. Nos últimos anos, a quantidade de jovens negros inocentes assassinados pela policia americana ganhou repercussão nacional e gerou riots históricos na cidade de Ferguson (em 2014) e em Baltimore (em 2015). O tema não só é extremamente relevante em 2015 como também era enormemente presente no fim dos anos 80/começo dos anos 90. Em 1992, o espancamento do motorista negro Rodney King e absolvição dos policiais envolvidos causou um distúrbio de 6 dias no sul de Los Angeles (onde Compton fica), deixando 52 mortos e um prejuízo de mais de 1 bilhão de dólares. O episódio, claro, faz parte de Straight Outta Compton e brutalidade policial sempre foi um tema presente nas canções do N.W.A. (cujo um dos maiores hits, vale lembrar, se chama Fuck the Police).

Compton invade o céu de Los Angeles
Compton invade o céu de Los Angeles

Com uma estreia espetacular e um ‘A’ no CinemaScore, Straight Outta Compton irá rapidamente cruzar a barreira dos 100 milhões e, nos EUA, o céu é o limite. O filme não terá nenhuma dificuldade de ultrapassar o último blockbuster do mundo do rap, 8 Mile. Em 2003, o longa do Eminem arrecadou 116.75 milhões domesticamente. É bem provável que o longa supere também os $150.6mi de Walk the Line, baseado na história de Johnny Cash, e se transforme no biopic de música mais bem-sucedido da história do país.

Internacionalmente a trajetória do filme provavelmente será mais complicada. Com um tema muito local, alguns mercados — Ásia e América Latina — não deveriam contribuir muito para o lucro final do filme. Em 2003, 8 Mile foi um gigantesco sucesso global — lucrando mais de 126 milhões fora dos EUA (e 242.9 mi no total, o music biopic com maior bilheteria da historia) — mas Eminem, naquele então, era um dos maiores astros do mundo. O sucesso do N.W.A. não só foi há quase três décadas como também foi muito especifico aos EUA. De qualquer maneira, o filme tem bastante potencial na Europa, principalmente no Reino Unido e na França, países onde o rap americano é bastante popular. A Austrália também pode ser outro mercado receptivo.

De qualquer maneira, com os resultados espetaculares obtidos em casa, qualquer ganho adicional mundo afora é um extra.

O que vem por ai…

Com recorde histórico de arrecadação depois de 7 meses, está mais que óbvio que o ano já está ganho para Universal. Mas ainda faltam 4 meses até 2016 e o estúdio ainda tem nove lançamentos até dezembro. Não há mais nenhum blockbuster bilionário no estilo Jurassic Park/Minions/Furiosos 7 previsto e, é verdade, a companhia apostou todas as suas fichas fortíssimas e garantida nos primeiros 7 meses do ano mas ainda há futuros lançamentos cujos sucessos são muito possíveis (e quem sabe algum outro que possa surpreender a la Compton?).

Um deles é Steve Jobs, sobre a vida do criador da Apple, com roteiro do premiadíssimo Aaron Sorkins e baseado no best-seller global de Walter Isaacson. O longa foi super disputado por todos os estúdios (prova disso são os e-mails vazados entre Amy Pascal, diretora da Sony, e o produtor, Scott Rudin) e existe a esperança de que ele repita as altíssimas arrecadações de A Rede Social (também escrito por Sorkins). Michael Fassbender estrela no papel título e a direção é do Oscarizado britânico Danny Boyle (Trainspotting; Slumdog Millionaire; 72 Hours).

Outra aposta segura é Sisters, uma comédia que reúne Tina Fey e Amy Poehler, dois dos nomes mais respeitados e queridos da comédia americana, sob a direção de Jason Moore (Pitch Perfect). A Universal confia tanto no projeto que estreará o filme no mesmo final de semana que a Disney lança o novo Guerra nas Estrelas, inquestionavelmente o filme mais esperado do ano.

O repertório da Universal também tem fracassos óbvios como Jem & the Holograms. O longa, previsto para 23 de outubro, é baseado numa franquia muito popular dos anos 80 e é o primeiro fruto da parceria entre a Universal e a fabricante de brinquedos Hasbro (que é dona de Transformers e G.I. Joe, propriedades que arrecadaram muito na Paramount). Apesar de Jem ter um enorme público em potencial — mulheres nostálgicas que cresceram nos anos 80 — a produção as menosprezou completamente e o filme parece ser apenas um filme pré-adolescente genérico, cheio de atores desconhecidos. Não é exatamente a receita para um smash hit mas o filme custou apenas 5 milhões para produzir, então a Universal não tem tanto para se preocupar assim.

E, falando em filmes baratos, o próximo lançamento da Universal é The Visit, filme de terror de M. Night Shaymalan, que veio com um precinho tão camarada quanto Jem (5mi) mas tem muito mais potencial para recuperar seu custos. O buzz inicial é positivo, já que o filme tem feito sucesso nas early screenings e a expectativa da indústria é que ele tenha ótimos resultados.

Os lançamentos restantes da Universal dependem de uma série de fatores como a recepção crítica e marketing. No fim de setembro, Everest é uma aposta ousada, sobre o avalanche que, em 1996, deixou 8 escaladores mortos. O filme é encabeçado por Jack Gylenhaal, Josh Brolin e Jason Clarke e custou 65 milhões de dólares. Keira Knightely, Robin Wright e Sam Worthington são alguns dos outros nomes no elenco.

Outubro é o mês mais saturado de lançamentos. Além de Jobs e Jem, a Universal ainda tem Crimson Peak, um grandioso filme de terror dirigido por Guillerme del Toro e, abrindo o mês, Legend, estrelando Tom Hardy como os gêmeos Kray que, nos anos 60, foram os gangsters mais notórios de Londres.

Em novembro, o único lançamento é By the Sea, que reúne Angelina Jolie e Brad Pitt na tela pela primeira vez em mais de uma década sob a direção da própria Angelina. Já em dezembro, além de Sisters, a Universal aposta em Kramus, um filme de terror/comédia protagonizado por Toni Colette e Adam Scott.

Independentemente dos resultados até o fim do ano, porém, a Universal já tem assegurado o melhor ano de sua história.

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